Post Thumb

O que é El Niño?

 

Também conhecido como El Niño-Oscilação Sul (ENOS), é um fenômeno natural que indica a presença de anomalias de temperatura da superfície do mar (TSM) no Pacífico equatorial.

 

Os centros meteorológicos em todo o mundo monitoram a intensidade dessa anomalia de TSM constantemente, além de tentarem prever sua ocorrência com antecedência por meio de análises estatísticas e por modelos numéricos acop´lados (oceano-atmosfera) rodando em computadores de alta performance. Para caracterizar um evento El Niño, foi criado o Índice de Oscilação Sul (IOS), além de outros "índices Niños”, de uso corriqueiro nos centros de previsão do tempo e clima.



Curiosidade:

O termo El Niño foi criado pelos habitantes e pescadores da costa do Peru, pois o aquecimento do oceano (o El Niño) prejudica a produção pesqueira. Como o efeito desse aquecimento é sentido a partir do mês de dezembro em anos de El Niño, associou-se o fenômeno à vinda do menino Jesus (El Niño, ou O Menino em Espanhol).

Comparação de anos com e sem El Niño

 

Esse evento atmosférico-oceânico provoca a alteração do clima regional e global, chamado de efeito remoto (ou seja, sentido à distância). Como consequência, o El Niño interfere nos padrões de vento e, portanto, das circulações das massas atmosféricas. Isso, por sua vez, produz alterações nos regimes de chuva em latitudes médias e regiões tropicais. As figuras abaixo mostram os efeitos climáticos remotos mais conhecidos em anos de El Niño.

 

Representação do efeito remoto do El Niño  em dezembro, janeiro e fevereiro (Fonte: INPE)

 

Representação do efeito remoto do El Niño  em junho, julho e agosto (Fonte: INPE)




Apesar de ser um fenômeno natural, cientistas observam que as ações antrópicas (atividades exercidas pelos homens) podem estar alterando a frequência e a intensidade dessa manifestação oceano-atmosférica. Dessa maneira, lugares como a Região Nordeste brasileira, a Amazônia, ou a costa do Pacífico na América Central ficariam em condições de seca mais constantemente, em vista do aumento da frequência dos eventos El Niño. Outras áreas, como o Sul do Brasil, ficariam mais vezes sujeitas a inundações, e assim por diante.

 

 

Representação da seca na Amazônia

 

Se as atividades humanas possuem grande influência na vida cotidiana por meio de alterações no clima planetário, é necessário que se desenvolvam ações preventivas de conservação ambiental enquanto há tempo. Caso contrário, o futuro poderá ser bem diferente do que se conhece hoje.

 

Referências:

http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/el-nino-podera-causar-seca-na-amazonia-e-no

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/el-nino-la-nina.htm

http://enos.cptec.inpe.br/

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/mudancas_climaticas_na_amazonia/